segunda-feira, julho 31

O rol dos maus pagadores

Há 3.998 devedores ao fisco neste país que devem estar satisfeitíssimos por, finalmente, ter sido oficializado o seu clube. Os responsáveis pela falta nos cofres de estado da módica quantia de 1700 milhões de Euros (aéreos, podemos chamar-lhes neste momento) podem até criar agora a sua própria associação de defesa de direitos. Sugiro um nome: a Associação Pró-Devedores ao Fisco Que São Mas É Uns Grandes Heróis Bem Hajam.
A partir de hoje, qualquer pessoa poderá saber, através da Internet, se o seu vizinho é cumpridor das suas obrigações fiscais, pelo que poderá fundamentar, ou então rebater, toda a costumeira má lingua de bairro que é um flagelo para tanta gente.
Na listagem constam os devedores de IRS em mais de 50.000 Euros, e os devedores de IRC em mais de 100.000 euros. E atenção que o Estado ainda comunicou a estes o seguinte: "Caro contribuinte, dada a dívida que consta em seu nome nos nossos serviços, ou o caro contribuinte paga e é já, ou então escrevemos os seu nome na lista negra". Eh, eh, eh. Isto faz-me lembrar a escola primária. No meu tempo, tive daqueles professoras que batia muito nos alunos com bocados de madeira (não, não eram palmatórias bonitinhas, pintadas e com buraquinhos...) e pegava nas cabeças deles e fazia ricochete no quadro preto. Quem se portasse mal, já sabia o que esperava; quando a professora saía, punha alguém no quadro a apontar os nomes de quem falasse, para depois lhe administrar o castigo devido - ora isto dependia do responsável pelo referido apontamento - se era nosso amigo ou não. De vez em quando não era, e aí corria mal.
Toda a gente sabe que as nossas grandes empresas têm rabos presos em termos fiscais. Convido-vos a tentar encontrar os nomes delas na listagem e boa sorte...
Depois - se a finalidade da lista é embaraçar os contribuintes, esqueçam lá isso - os tipos que devem ao fisco neste país são considerados heróis nacionais (O BUBU esta manhã, nas "Bolas com creme", estava on fire com isto... excelente)...
Efeito prático, um, pelo menos: o crédito. Os bancos têm acesso a estas listagens, e claro que as usam se quiserem inviabilizar a atribuição de créditos a um (in)feliz comtemplado da lista... Ora dado que muitas empresas q têm dívidas deste valor até podem nem ser muito grandes e cheias de recursos, e caíram na dívida muitas vezes por má assessoria, ou fraude contabilística (cada vez em maior número), o problema vai afectar sempre os mesmos...
Bem, whatever... - devedor é devedor, não é?
Beware........
Foto: Público Online

quarta-feira, julho 26

E eles sabiam onde acertavam...

Militares das forças de manutenção de paz da ONU no Sul do Líbano contactaram militares israelitas por dez vezes, a pedirem-lhes que parassem com os bombardeamentos nas proximidades, antes de o seu posto de observação ter sido atingido, matando quatro pessoas, de acordo com um relatório preliminar da ONU sobre o incidente, disponibilizado hoje à AP.

Durante cada telefonema, um oficial israelita prometeu o fim do bombardeamento, segundo um oficial da ONU que viu o relatório preliminar. Os contactos telefónicos prolongaram-se por seis horas.Os militares da ONU no posto disseram que a área de um quilómetro a partir do posto foi atingida com munições de precisão, incluindo 17 bombas e 12 munições de artilharia, das quais quatro atingiram directamente o posto, ontem, diz-se no relatório.
É o cúmulo quando se atacam (deliberadamente) forças de manutenção da paz. O conflito actual do Médio Oriente em si está feio, medonho, e não se prevê uma resolução rápida, a bomba sinplesmente estourou. Será caso de as Forças da ONU estarem precisa e literalmente em cima de uma concentração de xiitas libaneses do Hezbollah?? "Bombas de precisão", e uma data delas. Depois de avisados, ainda por cima. Guerra é guerra, já se sabe, e quem lá está no meio é que sofre, seja ou não parte interessada. Mas isto parece-me um bocadito demais.
Eu detesto ser pessimista, , mas quer-me parecer que a III Guerra Mundial pode muito bem vir do Oriente. E por motivos que misturam o nacionalismo e a religião. Explosiva, a mistura....
Paz, meus senhores, Paz. Deixem-se de macacadas destas que matam gente e destroem coisas. O Mundo agradece.
Visão e Público Online

Dzert é morangos

EXPOFACIC, Cantanhede. Concerto dos DZERT. Ontem à noite.
Convenceram-me e eu fui, até porque falar sem conhecimento de causa é foleiro, e eu nunca tinha visto um concerto dos gajos, apesar de já me ter fartado de falar deles.
Quando lá chegámos, pensei que ia ser um escândalo, uma "quase cota" num concerto em que só iam estar miúdos com menos aí uns 15 anos que eu, ou mais. Mas até que não: eu tinha-me esquecido que os paizinhos e os irmãos mais velhos que levaram os miúdos também tinham que gramar essa pastilha.
A loucura total. A histeria da miudagem, toda a gente gritava a plenos pulmões aquela algaraviada de música (os mais velhos, os "cotas", também cantavam, que eu bem vi! Mas também, lá em casa não se deve ouvir outra coisa, diariamente...). No fim do concerto, a garotada não arredou pé das imediações do palco, berrando o nome dos moços, na ânsia de um autógrafo ou um beijinho, quem sabe.
Mas são simpáticos, os garotos. Puxam pela assitência, e esfalfam-se a dançar. Não cantam é nada de jeito (e o mocinho da Operação Triunfo, valha-me Deus, que terror...).
Mas verdade seja dita, um pontinho de interesse. Esse Angélico, sim senhor! Ai se eu tivesse menos 10 anos.....

sexta-feira, julho 21

Super Sunga

Eu gostava muito, e ainda gosto, de BD de super-heróis. Mas nunca gostei do Super-Homem, porque não achava graça à ideia de um gajo tótó e pitosga entrar numa cabine telefónica, e vestir-se de tal maneira à pressa que veste as cuecas por cima dos collants, põe um lençol vermelho ao pescoço, e com essa fatiota ridícula é que pode ter e mostrar super-poderes, e voar e tudo.
Gostei da série Smallville, uma revisitação à história muito mais leve, adaptada para um público mais jovenzito. Mas interessante, com um Super-Rapaz super-fofo e giríssimo.
Agora, volta ao Cinema. Porque não? Mais moderno, mais cosmopolita. Sobretuto, mais giro. O Brandon Routh (mas onde é que aquilo tudo andava??) tem aquele ar (e aquele corpanzil fantástico) de quem está mesmo a pedir para que se tome conta dele, dê banhinho, papinha e caminha... dispensando-se os óculos, a roupa de Clark Kent assenta-lhe muito melhor. Já Aquela fatiota de super-homem é ridícula (muito justa, o que é óptimo, mas...), e mantiveram o odioso cuecão por cima dos collants. Está muito parolo, o pobre herói. Não havia um designer que reformulasse a imagem? Uma coisita mais moderna? Uma sungazita mais cavada, de cintura descida, pelo menos, uma botinha mais fashion, uma golazinha menos démodé, a capa, valha-nos Deus. ... Temos que nos abstrair disso e imaginá-lo sem a porcaria do fato, whatever.
Gostei do Kevin Spacey como o maléfico Lex Luthor. Tem pinta.
Sou gaja para ir ver, por curiosidade.

terça-feira, julho 18

O Instituto Nacional de Metereologia a e Geofísica adverte:

Mas qual metereologia, qual quê?
Este é o método mais empírico que existe, e dispensa os efeitos especiais das nuvenzinhas a mexerem-se, as apresentadoras das mamas grandes, os ponteiros, os senhores engravatados...
É só comprar o "dispositivo" e pô-lo à porta de casa. Assim, todos os dias ao sair, lá está a pedra, para dar a previsão do tempo....
(e ainda por cima, é baratucho,,,)

domingo, julho 16

... put a cream, baby...

Ahhhh, a praia.... Lugar fantástico, para mim férias sem praia não têm assunto. Este ano, é mais praia sem férias, por estes lados. Mas enquanto houver fins-de-semana, fins de tarde, e Figueira da Foz, haverá salvação.
Enquanto Coimbra ardia infernalmente hoje, eu fui iniciar as hostilidades balneares para a ex-casa do Santana. E que bem. Nada fica a dever ao meu habitual superlotado Algarve... e amanhã há mais.
Ponto para a Figueira.

terça-feira, julho 11

Quand il ne tombe pas de la neige

Sabem o que é isto?

Exacto. Uma pista de esqui. Querem saber onde?

Dubai, Emiratos Arabes Unidos. Sim, no meio do deserto, 50 graus ou mais cá fora. Olhem só para as obras desta maravilha da engenharia:

Como eu detesto neve, gelo e frio, isto a mim não me entusiasma muito, a não ser pela grandiosidade da obra, e pelo desafio à natureza.
Mas estar cá a pagar balúrdios pelo combustível que gajos destes vendem... dá-me uma data de comichões!!

segunda-feira, julho 10

Só mais esta, vá


Sou fã da Cathy, e achei um piadão a esta bd (vá lá...qualquer gaja que se preze já fez comentários assim!)

E acabou

Agora, sim, acabou o mundial. La Pasta em 1º (gostei), Baguettes em 2º (bem feita), "Salsischen" em 3º (até mereciam mais) e os atraentes Tugas em 4º (seja como for, estamos lá) . Já tá. Feijões pretos e bifes pelo caminho (entre outros, mas foram estes que me irritaram mais); Zidane, "o Marradas", levou a Bola de Ouro para casa, já o Cristiano levou um melão, por não ser o melhor nos pequeninos; Ricardo não mais será chamado frangueiro (a ver se o Bartez e o Buffon defenderam algum dos penalties....qual quê!); Figo e Pauleta não voltam, Scolari se calhar também não... (ah, e não tem nada a ver, mas lembrei-me agora: o Jardel vai para o Beira Mar... Beware!)
Já muito se disse sobre o Mundial, mas muitas opiniões viram-se para a pouca espectacularidade e excessiva preocupação táctica das selecções. Bem, há que ver que não ganha a taça quem é mais espectacular, mas quem marca. Bom era as duas coisas ao mesmo tempo, não é? Alta emoção, gajos transportados em braços, ataques de coração, esse tipo de coisas que a malta gosta e que nunca mais esquecem.
Por agora, está arrumado. Ciao!

sábado, julho 8

Um Sonho que comanda a Vida

Maravilhas da ciência. Segundo o público, uma mulher britânica de 63 anos de idade deu à luz , há uns dias atrás, um rapaz, (notícia da BBC). "Patrícia Rashbrook, psiquiatra infantil de Lewes (a sul de Londres), disse que o bebé, com três quilos, é lindo, relatou a estação."
Esta senhora tinha já dois filhos de um casamento anterior, mas voltou a casar e decidiu submeter-se a um tratamento de fertilidade. Louvo-lhe a força de vontade, porque tratamentos de fertilidade em situações extremas não são fáceis, do pouco que conheço.
É uma discussão que surge às vezes: no caso de mulheres que não possam, ou já não possam (em razão da idade), engravidar (acontece cada vez mais), e cuja esperança reside apenas em tratamentos complexíssimos, com medicamentação em barda, e o risco de desenvolver 4, 5 ou mais embriões (outra vexata quaestio), se o sonho de gerar um filho se deve sobrepôr a tudo.
Sempre achei que cada um deve proceder como lhe der na bolha. Acho lindo que se tenha esse sonho e se faça tudo por isso. Tenho uma afilhada para nascer dentro de pouco tempo, e do meu humilde posto de observação, estou a adorar a experiência.
Tenho uma especial admiração por todos aqueles que superam todos os obstáculos postos pela natureza, especialmente, para gerar um ser. Essa admiração estende-se àqueles que já fizeram de tudo, não conseguiram, mas recusam-se a desistir.
Mas, no entanto, quanto a mim e à minha humilde opinião (e quem sou eu, que não percebo nada destas coisas...), não o faria. Tratamentos de choque, não obrigada (tenho pavor de hospitais e detesto médicos), bancos de esperma e barrigas de aluguer, poupem-me. Em relação a este assunto, a minha grande pena é que os processos de adopção, neste país, sejam a vergonha que são. Choca-me um bocadinho ver pessoas a gastar milhares de euros em tratamentos de fertilidade rebuscadíssimos, complicadíssimos, fortíssimos, no estrangeiro e em clínicas XPTO, a alugar clanestinamente mulheres para lhes gerarem os filhos, etc, etc, etc, dinheiro esse que asseguraria o futuro de uma ou mais crianças que já existem neste mundo, e que precisam de quem lhes estenda a mão que já lhes foi retirada, ou que nem lhes foi sequer dada. São crianças, e valem tanto, como pessoas, como os filhos consaguíneos. E estão ali, à espera de uma oportunidade.
Por muito que possam dizer que pessoas como a Angelina Jolie (que está para adoptar o 3º filho, logo após de ter dado à luz o seu 1º rebento) e a Mia Farrow (14 filhos, 10 adoptados), utilizam as adopções para vender revistas, o facto é que, quanto a mim, o espírito é esse - elas têm condições para fazer muito mais do que dar à luz.
E maternidade na 3ª idade... não. Acho até um bocadinho egoísta. O sonho é ter O SEU bébé nos braços, mas essa criança vai crescer e muito jovem vai ver os pais (a mãe, neste caso da notícia) percorrer o resto da velhice, e isso muitas vezes é doloroso. Ver as pessoas de quem gostamos perderem capacidades, sofrer, e depois, morrer. É assim a vida.
Mas isto sou eu a falar. Não percebo nada de instintos maternais, e da demanda para lhes dar efectividade...
Mas, se a ideia é contrariar a limitada natureza humana em busca de um sonho - aí, quem pode censurar? Haja engenho e arte para tal.

quinta-feira, julho 6

Não deu - PACIÊNCIA!!!!!!!!!!!!!!!!!

OK, ganha quem marca, e quem marcou não foram os portugueses. Mesmo que (tristemente) muito por causa de um fatalista penalty, como de costume, não deu para ganhar. É triste, mas ninguém disse que a vida era fácil.
A vida continua, e irrita-me profundamente ver gente a dizer "acabou", com o ar mais fúnebre possível, quando o mundo, e nem sequer o Mundial acabou. Temos um 3º lugar para defender. Estivemos nas meias finais, nós, um país que todos teimam em chamar de "província espanhola". Não éramos favoritos, mas mandámos alguns favoritos embora para casa. Será que é assim tão degradante não ganhar tudo?
Aaah, grandes são os princípios tântricos.... importante e bom, mesmo, mesmo, não é o clímax final - mas antes o prazer na forma como ele se obtém.... Isto aplicado ao futebol - grandes momentos do desporto rei teríamos.
P-O-R-T-U-G-A-L!!!!!!!!!!!!

domingo, julho 2

Ooooohhh happy day!!!!!!!!!!

Ia morrendo. Juro que ia morrendo. Foi até às últimas, a esmifrar os nervos. Mas valeu a pena - o jantar foi bife à portuguesa; já agora, com um croissant de sobremesa, uma vez que a França recambiou os brasucas de volta para a outra banda do atlântico. Acontece... Eu cá confesso que gostei muitíssimo desta ementa. Agora venham os croissants e as baguettes na 4ª feira, que até os comemos, carago!!!!!!!!!