segunda-feira, fevereiro 2

Deixem-nos trabalhar!!!!!!!!

"Trabalhar dignifica o Homem", diz-se. Pois dignifica. Mas não dignifica TODO o Homem, às vezes até des-dignifica alguns (que foi? eu tinha um prof. que inventava palavras. Se ele pode, eu também posso!).
Toda a gente quer trabalhar; melhor, toda a gente quer um emprego. Melhor ainda, toda a gente quer mesmo é um salário ao fim do mês (se tiver um emprego que não dê muito trabalho, melhor ainda). No entanto, esta ânsia pelo salariozinho certinho para gastar no centro comercial ao fim-de-semana, ou nos copos, surge nestas novas gerações, à qual assumo que também pertenço, cada vez mais tarde: o pessoal põe-se a viver às custas dos pais até aos 30 e muitos, e está tudo muito bem; e nem casando e tendo rebentos desgrudam da saia da mãe. A vida está difícil!!
E porquê?
Tristemente, chegamos a um ponto em que ninguém sabe o que é ter que trabalhar para ganhar a vida e pagar as contas. Vence a teoria do "pai paga" e do "filhinho que não pode passar necessidades" e do "filhinho que é muito novo para sofrer as agruras do trabalho". No fundo, a maior parte dos pais pensa que está a zelar pelos filhos com os mimos, o apartamento perto da universidade, o carrinho novo para ir para a universidade, as roupinhas de marca para não ser discriminado na universidade, o pc portátil para exibir nos cafés, etc, mas, muito realisticamente, estão a passar um pomposo atestado de incompetência aos amados descendentes. E a impingir-lhes o péssimo hábito de aguardar que a maçã caia da arvore para poderem comer, o que contraria qualquer instinto de sobrevivência. Será que é por sermos racionais que somos mais incapazes de viver por nós próprios?

Talvez. Mas o facto é que a maior parte dos nossos meninos e meninas andam a estudar anos a fio, à custa de alguém, a pedinchar mesada amiúde, a exigir tudo e um par de botas, para depois acabarem os cursos e ficarem exactamente na mesma - a depender da mãmã. É um facto, não há empregos, estamos em crise.

Mas o mais caricato, é que o próprio sistema induz a estes hábitos, senão vejamos:

Um tipo anda a estudar uma data de anos, na maior das moinas, a depender de quem lhe pague as contas, o alcool e a farpela; acaba o curso, e, realmente, a unica coisa que é capaz de arranjar são os estágios profissionais. E lá vai ele, ganhar 800 € por mês, continuar a divertir-se porque agora tem mais dinheiro (muitas vezes, os pais continuam a pagar as contas, coitadinho do menino, o que são 800 €??); acaba o estágio, não aprendeu grande coisa, volta para casa da mãe e lá fica à espera de uma cunha. Fica depressivo porque não consegue manter o nível de vida que tinha, e agora é controlado directamente pelo pai;

Já um tipo que trabalhe para pagar os estudos (sim, há quem tenha que o fazer!!!), que se orgulha de viver com o pouco que ganha a fazer uma coisa qualquer que lhe permita pagar pelo menos o suporte básico de vida (casa, comida, livros e transporte), que não tem grandes tempos para moinas porque tem que pensar nos estudos e no trabalho, esse pobre acaba sempre por ser discriminado de duas maneiras, pelo menos: os colegas ostracizam-no porque está sempre a contar os tostões e o tempo que não tem para ir com eles para a borga; e depois, e mais grave, é discriminado pelo próprio sistema, que lhe veda o acesso a iniciativas como os estágios profissionais numa area para a qual se esforçou tanto a estudar, custeando tudo, porque já descontou para a segurança social...

Na realidade, o que vale mais? O parasitismo filial de depender do papá até para comprar uma cerveja, ou a iniciativa de começar a produzir alguma coisa?
Felizmente, as coisas vão mudando, e parece que, ultimamente, e fora o âmbito dos estágios profissionais, no sector privado vai-se dando mais importancia à iniciativa para trabalhar, à experiencia profissional, e vão ficando para trás os que nunca fizeram nada para além de ter uma santa a boa vida de estudante. Tem mesmo que ser assim, porque já não há empregos ideais, e, se os há, são para uma estrita minoria. Temos que nos adaptar, temos que batalhar, temos que suar e praguejar contra o nosso trabalho, mas sempre com a esperança de que tudo vai melhorar. Quem o faz sabe que é assim porque sabe que merece. Agora, quem não merece... que se fique pelo sofá da mãe a ver tv cabo, será o mais indicado.

Contra mim falo. Mas falo porque sei que podia ter feito as coisas de maneira diferente, mas felizmente fui-me emendando a tempo. E é uma emenda contínua, uma evolução que não acaba, penosa mas construtiva.

É como a cena do porquinho e da casa de betão, certo?



quinta-feira, janeiro 22

Não se cansa de lançar estas pérolas???

"PS aprova projectos para promover bicicleta mas chumba plano nacional de ciclovias"

Ai e tal, estamos gordos; ai e tal o colesterol e a vida sedentária. Ai e tal, não gastem combustível, que é caro e polui. Ai e tal, façam exercício físico e corram maratonas como ele. Mas dentro de casa!!!! Comprem bicicletas de ginástica e passadeiras, porque andar na rua a empecilhar o trânsito é que nem por isso.

Muito menos gastar dinheiro em ciclovias. Temos que poupar para o TGV, esse meio de transporte estratégico, alternativo e tão económico....

Fia-te na Virgem....

"Sócrates promete concluir "estratégico" TGV em 2013" (Público, hoje)
Mas será possível que este tipo pense que em 2013 ainda estará no governo???

E depois: "estratégico"????? Para quem??

terça-feira, janeiro 6

Ok. O miúdo ganhou um grande prémio, a juntar a ouros, uma proeza. Sim, o miudo é conhecido em todo o mundo. Certo, o miúdo era pobrezinho e tornou-se uma grande estrela multimilionária e intergaláctica do futebol. Parabéns, Miúdo. Porreiro, pá.
Mas só numa nação de analfabrutos (salvo o devido respeito pelos que o não são) como esta nossa do Fado-Futebol-Fátima, e outras quantas semelhantes, é que se idolatra desta maneira estúpida e cega um tipo que não faz nada de útil, só joga à bola e come tipas de duvidosa reputação.
Talento, ok. Na nossa selecção não faz grande coisa, mas seja. Mas que raio de utilidade tem os jogadores de futebol? Porque raio tem salários pornograficamente altos, porque raio temos que levar com todas as divisões da casa principesca do tipo, mas a casa de banho do Cristiano, a sala do Cristiano, a playstation do Cristiano, o plasma e os tapetes de pelo e demais foleiradas?? Um gaiato que nem ler tãopouco deve saber. Nem precisa... Irritou-me profundamente quando vi as publicidades que aliavam o sujeito às escolas. Que raio de exemplo é aquilo para os miúdos?? o futuro desejado é ser rico, comer gajas e ter carros muito caros? Mesmo que se seja um grande bronco e uma inutilidade pegada?
NAO é um heroi nacional, não aceito que este país seja representado sempre pelos mesmos broncos. Músculos, dinheiro, gajas, ...e cérebro, nem vê-lo! E as televisões bombardeiam-nos com imagens exclusivas do bidé do tipo... importantíssimo, do género, vejam, cambada de pobres, que este agora vive como so ricos e assim. Tem um bidé com dourados e tudo.
Dirão os homens: "ai e tal, assim é que é, eu queria ser como ele"; então vá, força, vão jogar à bola.
O Figo soube aproveitar a carreira, e é muito menos bronco do que era. Menos mal, e até merece o meu respeito. Deste Miudo, tenho que confessar - não gosto. De todo, principalmente a falsa modéstia que nao consegue disfarçar a arrogância desmedida. A continuar assim, vai acabar como o outro Ronaldo, o que agora é gordo e marginal. A ver vamos, a bem do miudo, esperemos que não. Ao menos, que ganhe juízo e use a fortuna para fazer alguma coisa de jeito. Ele, se quiser, pode.

Nota para quem fizer esta comparação: O Mourinho pode ser arrogante à vontade... a idade e a experiência dão-lhe esse estatuto...