quarta-feira, março 4

E foi assim em 4 de Março de 1125



"Em nome de Deus, eu, D.Teresa, filha do rei D.Afonso, saúdo-vos. Terei por bem fazer vila o lugar de Ponte de Lima(…) E quem fizer mal aos moradores da dita vila pague quinhentos soldos (…) E se alguém vier fazer mal às pessoas que de qualquer parte venham à feira, tanto na ida como na volta, pague 60 soldos. E os que morarem na mesma dita vila paguem todos os anos um soldo cada um, por suas casas, e nada paguem por suas hortas. E se alguém morar nesta vila e possuir propriedades fora dos seus limites, sejam livres de imposto. E de todas as terras cultivadas que lavrarem, paguem um quinto. Eu D. Teresa e meu filho D.Afonso autenticamos esta carta pelas nossas próprias mãos."
in. Foral de Ponte de Lima

Está assim no blog Ponte de Lima, e muito bem, pois nada melhor do que este extracto do foral de Ponte de lima para compreender a razão dos festejos de hoje - 884 anos de história, que fazem desta maravilha a vila mais antiga de Portugal.



Odeio este TEMPO!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, março 2

O poder feminino

Às vezes, até nos esquecemos que, desde pequeninas, nós, mulheres, sabemos sempre como dar a volta à situação... É pena, mas esquecemo-nos vezes demais.