quarta-feira, fevereiro 14

O almejado, pedinchado e imposto sim

Mea culpa, mea culpa, perdoai-me Senhor e queridos leitores, porque pequei, e passei demasiado tempo sem postar. É mau, eu sei.
À segunda foi de vez, e ora cá está, o aborto agora é livre até às 10 semanas. Mais um método contraceptivo, pois claro. Este, 100 % eficaz, garante-se.
Assumo: sou contra o aborto, e votei Não. Chamem-me o que quiserem, quero lá saber - tenho tanto direito de votar não como todos os outros que votaram sim. Ninguém tem nada que usar de ataques a quem quer que seja por se expressar a opinião - estamos num país livre, não é? Cá para mim, a tolerância deve funcionar nos dois sentidos, não só a favor dos que se dizem radicais e contra o sistema.
Whatever.
De qualquer maneira, poupa-se dinheiro nos referendos: sim, porque ia haver referendos até que desse o sim... já houve um, agora outro, se ganhasse o não, havia mais um daqui a uns anos... e andamos nisto.
Só me parece que se o governo tinha tanta vontade em liberalizar o aborto, devia assumi-lo e legislar nesse sentido, aguentando depois as consequências sociais, e não gastar os meus impostos em referendos para responsabilizar "o povo". Não sou responsável por esta alteração à lei, e vou ter que contribuir para que seja aplicada, mas seja, a democracia é assim mesmo.
Sistema de saúde. Tivemos que ouvir o energúmeno do Ministro da saúde a dizer que o nosso sistema de saúde está preparado para dar resposta aos 20.000 abortos que se prevêm. Claro que está. Alguém duvida? Nós até temos o melhor sistema de saúde da Europa!:)
Bem, num país em que há consultas de ginecologia/obstetrícia/fertilidade no sistema público tem uma lista de espera de muitas semanas, como vai funcionar para as mulheres que querem abortar? Passam à frente para que se possa fazer o serviço antes das 10 semanas? Se vai ser assim, então muito bem, chame-se a isto república das bananas. E se o estado vai financiar e apoiar psicologicamente as mulheres que abortam, como ficam as que querem ter filhos e não conseguem? Para essas, não há qualquer apoio, e os indices de infertilidade no nosso país não são assim tão pequenos quanto isso.
Mas seja. Bendito seja o sistema privado de sáude, benditos os médicos que esfregam as mãos de contentes com a previsão dos lucros, benditos os espanhóis que vêm cá buscar lucro e o levam para Espanha, e benditas as mulheres, que agora poderão abortar sempre que ter um filho for "uma chatice". A bem da Liberdade, não é assim que dizem?
Se todos os problemas realmente importantes deste quintal da treta, que precisam de legislação urgente e específica e alterações ao código penal, entre outros - olhem a pedofilia!!!) fossem resolvidos com a celeridade com que este vai ser, nós eramos a 1ª potência mundial, meus amigos... (se bem que eu desconfio que esta alteração à lei já está feita há muito!)
Empreendedores, invistam em lares de 3ª idade e produção de fraldas para idosos e óculos - é o negócio do futuro.
AH! não, esperem! Não pode ser - porque vai deixar de haver reformas, porque corremos o risco de deixar de haver quem esteja em idade de trabalhar.... estava a esquecer-me, ora bolas.
Mais uma vez, repito - é a minha opinião. E já sabem como é: o blog é meu, e eu digo o que me dá na bolha.... goste-se ou não. A quem feri susceptibilidades, mil perdões, mas está dito, está dito...

9 comentários:

Klatuu o embuçado disse...

Votei SIM... mas sei que isto vai ficar quase tudo na mesma merda! O Primeiro Ministro já disse que nada vai ser feito nos Hospitais Públicos!... Pois.

Kableira disse...

é claro que haverá um controlo, para que não se pratique aborto por método contraceptivo. mas acho que num país como este todos se excitam logo de alegria e não se tora possível uma lei destas correr bem...
vamos ver.

desculpeqqc disse...

Ele há coisas fantásticas, não há?

Tu votaste 'não' e eu votei 'sim' e conseguimos estar de acordo em tudo (pelo menos no que escreveste).

Tem graça que aches que caso o 'não' tivesse ganho, daqui a alguns anos iríamos ter novo referendo. Será que inconscientemente achas que o 'sim' é de facto a melhor opção para todos?!

É que dei por mim a pensar esta semana: "Porque não, novo referendo daqui a 8 anos, já que houve um depois do assunto já ter sido referendado uma vez?"

Sofia Melo disse...

lfm, eu acho que haveria novo referendo caso o não ganhasse, pq a pressão para o sim é muita e forte: temos os médicos há anos à cabeçada para que se legalize aquilo que sempre fizeram, muitas vezes até às claras.´tem piada, sem graça nenhuma, que em tribunal só aparecessem as mulheres q fizeram abortos, as parteiras de vão de escada às vezes - mas nunca os senhores doutores médicos e suas clínicas. Esses tiveram sempre cobertura de todos - e agora tb, do governo. muita gente nunca teve que sair do país para abortar, fizeram-no cá e nas melhores condições - esta lei protege é essa malta. as mulheres sem condições financeiras vão continuar a não ter dinheiro para ir às clinicas, recorrendo então ao talhante mais próximo, porque nem todas serão capazes de enfrentar os hospitais públicos, as listas para aborto, as enfermeiras conhecidas linguarudas... e mais - vergonha maior seria se o estado para colmatar isso FINANCIASSE o aborto no privado. Isso, então, era o descalabro, num país em que não se dá um tostão para tratamentos de fertilidade. e o aborto, digam o que disserem, ainda é socialmente reprovável, seja legal ou não, e as mulheres vão continuar a não o assumir.
como sempre - ganham os médicos e seus lacaios... quem pode, pode.

S Guadalupe disse...

NÃ, não feres susceptibilidades... apenas estou em total desacordo contigo!

Não conheço ninguém que votou não! E também não conheço ninguém que defenda o aborto como método contraceptivo!

Estás a ver como são as coisas?

S Guadalupe disse...

eu cá, estando farta do assunto, já o tinha dado por encerrado... mas como sempre me mereceste consideração no debate...

dizes aqui uma série de coisas que simplesmente denunciam uma total irresponsabilidade... e que não podem ficar se resposta. Ora aqui vai...

Antes de mais, lembra-te que eu sou mãe. Curiosamente de uma menina! Tive a sorte de poder planear a minha família. Tive a sorte de, em adolescente, quando os preservativos rebentaram (sempre usei contraceptivos! sempre tive uma sexualidade responsável!), não ter engravidado. Se queres saber, caso tivesse engravidado, nessa altura, parecia o mais sensato a fazer. Eu imaginei muitas vezes a tomada de decisão e nunca foi fácil. Nunca tive de tomá-la, felizmente! Nunca fui visitada por pesadelos.

Quero que a minha filha tenha tudo isso, mas se não tiver, estou cá... para ajudar e não julgar!

Os privados esfregam as mãos com os lucros?!
Tem juízo!
Achas que a pena de prisão alguma vez foi dissuasor para alguma mulher fazer um aborto? Santa inocência! Faziam-no na mesma! E muitos (infelizmente para as mulhgesres, muitos sem formação para fazê-lo) esfregaram as mãos de contentes com lucros ilegais... agora podem fazê-lo, devidamente credenciados e a pagar impostos sobre um acto clínico!

Achas que o aborto vai aumentar por "dá cá aquela palha"? Pensa bem! Não acredito que penses assim!

Não mistures as coisas. tenta ser mais sensata e nunca julgues nenhuma mulher pelas opções que toma.

Lido com muitas mães adolescentes. São todas de meios extrememente desfavorecidos. MAS, a gravidez adolescente não escolhe classe social!... Curioso! Há grávidas adolescentes em todas as classes, mas mães adolescentes praticamente apenas e só numa: a que não tem opção e teve medo! Escondeu até ao fim... e não teve outra hipótese... não tiverem os filhos porque quiseram ou porque uma instituição que apoia socialmente lhes deu uma mão!

Pensa lá um bocadito e não digas mais deste tipo de disparates!

Respeitaria mais se os argumentos fossem de outra natureza. Ainda assim, não meteria as mãos no fogo!

Sofia Melo disse...

SG, evidentemente que respeito a tua opinião, como a de toda a gente que votou o sim.
eu conheço muita gente que votou não, e, sim, tb conheço gente que faz gala em dizer que o aborto é um contraceptivo como qualquer outro.
assim como achas barbaridades aquilo que eu disse, eu tb ouvi muita barbaridade na campanha do sim. Temos opiniões diferentes, modos diferentes de ver as coisas.
Eu não tenho filhos, espero vir a tê-los um dia. Não os tenho hoje, não por sorte, não acho isso, mas porque tive cuidado, e porque me informei com as pessoas certas - médicos, por exemplo. e não vivia na cidade, onde se diz que as pessoas são mais informadas.
Ouve, quem precisar de o fazer, que o faça, cada um sabe de si. Agora, não me podem pedir que ache normal, nem que ache bem. Eu não o faria, em situação alguma, porque nunca mais conseguiria ultrapassar isso. Por isso, eu nunca poderia votar sim.
Os carniceiros que matam as mulheres nos abortos vão continuar a existir. e as mulheres a recorrer a eles. Como eu já disse, ainda se esconde que se fez um aborto. Se é tão lógico e normal, porquê? vivemos num país de atrasados? concordo. mas é o país que temos.
Desculpa, sg. a sério. mas não posso abanar a cabeça e dizer que sim só porque toda a gente diz que sim.

S Guadalupe disse...

Também eu me cuidei e informei, mas há acidentes inesperados, pois os métodos não são eficazes a 100%, como saberás! Nesse aspecto foi sorte que eu e tu tivemos, acredita!

ninguém te pede isso, nem a mim!
só te pedem que deixes de julgar como criminosas quem toma tal decisão!

Sabemos que há gente muito perversa, mas a esmagadora maioria não o será... daí manter uma posição firme neste sentido!

não quero convencer-te de nada, apenas achei que colocas no mesmo pacote argumentos que nada têm a ver...

Anónimo disse...

Carinha, num dia como esse aí na terra de Cabral, e vc escrvendo sobre esse negócio. Não tem sua namorada, não? (homem já sei que não é seu prato né, kakakakaka).
Mesmo não seu aqui dia de namorados, beijei pra caramba.

É a Beija Flor, é a Beija Flor!!!