quarta-feira, fevereiro 21

PEPAP - A fraude

Mudando radicalmente de assunto: para quem não sabe, ou não ouviu as últimas notícias sobre isto, o PEPAP (Programa de Estágios Profissionais da Administração Pública) iniciado no ano passado, albergou nos serviços públicos muitos licenciados, o que pareceu muito bem aos olhos do povo, pois foi uma medida que fez o governo encher a boca para dizer que tinha reduzido o desemprego dos licenciados. Ora, resolver (temporariamente) o desemprego com o dinheiro dos outros, também eu - os ordenados - bolsas de estágio mais subsídio de alimentação - foram pagos integralmente com fundos europeus, o que faz com que o Estado tenha tido ao serviço pessoas válidas, qualificadas e capazes, a custo zero. A desculpa para ir buscar o financiamento foi a "necessidade de ténicos". Pelo visto, a malta devia ter trabalhado menos - o trabalho deve estar todo feito, e os técnicos JÁ NÃO SÃO PRECISOS.
A isto quase que se pode chamar burla, dado que o Estado desculpou-se com essa da necessidade de técnicos, que claramente continua a ter, mas no fundo quis foi buscar os dinheiros da formação (deficiente que foi, a formação....) das bolsas e eteceteras e tais, e ainda mão de obra escrava - grátis.
O mais engraçado disto tudo é que, ao passo que lá para a Europa, o estado se deve ter esmifrado a almejar os fundos, dizendo que precisava MESMO das pessoas, cá para os estagiários foi sempre a conversa do: "eh, pá, vocês só estão aqui de passagem, e estão com muita sorte, porque é um privilégio trabalhar na função pública, nem que seja só por um bocadinho".
Grande coisa. No país em que vivemos, ganhar o salário minimo é um privilégio. BAH.
Os serviços continuam uma porcaria, está gente a mais que não trabalha, falta gente que trabalhe. Os estagiários lutaram que nem doidos para mostrarem o que valem, e muitos provaram que valem mais do que muitos colegas no serviço há muitos anos. Mostraram que fazem falta, mostraram que podem ser úteis. Há falta de técnicos, sim senhores, mas o Estado, que há um ano apregoou a cura para o desemprego, afinal, vendeu a banha da cobra - este ano, manda toda a gente para lá de volta.
Mais caricato ainda - o regime dos estágios publicitou-se como isento de impostos (IRS e Seg Social). As Finanças, claro, vieram logo em cima dizer que afinal tinha que se fazer retenção na fonte de IRS às bolsas de estágio - que fortuna que estão são - porque tinha q ser, e ainda sonegaram posteriormente informação do site da DGCI (nas FAQ's), que indicava a isenção - não fosse alguém usar isso contra eles.... Pior - a isenção de contribuição à segurança social faz com que a malta toda vá para a rua sem sequer poder receber subsídio de desemprego. Lindo - ora, sabendo que, liquidado o irs, a maior parte da malta vai receber o que reteve, que interesse há em descontar para as finanças??? interesse seria descontar, pelo menos para a Segurança Social, para contar como antiguidade (reforma) e para o desemprego!!! Muito bem...
Em suma - os PEPAP's não tiveram direito a um dia que fosse de férias (os estágios do IEFP de 12 meses todos têm...), descontaram para o irs, não têm direito a subsídio de desemprego, trabalharam como técnicos superiores, e receberam pouco mais de metade do que estes ganham. e ainda tem que ouvir que tiveram muita sorte em trabalhar para o Estado, que isso é que é uma mais valia...
Enfim, é o país que temos. Para acompanhar a questão - www.ge-pepap.blogspot.com

9 comentários:

Casemiro dos Plásticos disse...

é tudo uma cambda de chulos neste país e quem se lixa é o pequeno...anda-se a estudar pra isto!

Anónimo disse...

Sente-se uma revolta enorme...Saber q se é preciso numa divisão, saber q tudo o q foi pedido foi feito e, acima de tdo, bem feito!Saber q se fez + do q alguém alguma vez pediu...Saber que se fez mais q muitos funcionários de com 20 ou 30 anos "de casa"...
E pensar que se agiu assim não para mostrar serviço...MAS PORQUE SE GOSTA DO Q SE FAZ! E há tanto ainda a fazer...DEIXEIM-NOS TRABALHAR!Afinal, nao estamos na era da "modernização da administração publica"??APROVEITEM O NOSSO KNOW-HOW E A NOSSA VONTADE!Aproveitem também pra mudar a imagem q a sociedade tem do funcionário público: preguiçoso,despreocupado, desorientado!NÓS NAO SOMOS ASSIM...DEIXEM-NOSTRABALHAR!

(estagiária revoltda e triste)

Blog se vê ... a Lua disse...

oi! tb sou uma colega PEPAP, ironia do distino...estagiei no IEFP!!! ridículo não! sei q todos fomos enganados e até nos deixamos enganar, pensado que a nossa sorte iria chegar!pois...mas é triste ver o fim q isto tem! sabem o que axo q o nosso estagio foi? prog. estagio arquivar papel! até serve as iniciais não é!! beijinhos e força amigos vamos a ele!

Anónimo disse...

Mais uma estagiária PEPAP, agora desempregada... E agora? :(

Anónimo disse...

Antes de mais parabens pelo post. Realmente saimos da universidade com mtas expectativas, com vontade de trabalhar e aprender mais e depois abrem estes estágios apenas para o Governo poder dizer que baixou o número de licenciados desempregados! Mto triste! Ainda mais triste é que mtos dos licenciados do PEPAP não ganharam experiência na sua área pois foram colocados em funções admnistrativas. Enfim... um ano perdido. Outros até trabalharam na área e mereciam continuar porque realizaram um bom trabalho mas... tb não foram aproveitados.

Bem.. só me resta desejar a melhor sorte do mundo a todos vocês, tal como eu, estágiarios PEPAP.

P.S: Engraçado também são as Universidades abrirem 60 vagas em cursos que não têm mta ou nenhuma saida profissional.

Anónimo disse...

Pois é pessoal, tambem FUI PAPAP, e depois do trabalho feito e depois de termos ajudado a funçao publica a trabalhar no ano de 2006/2007, sim isso porque na minha situaçao havia processos com anos de atraso no fim do PEPAP estavamos meses!!!
E qual foi a nossa recompensa???
DESEMPREGO!
Estou de acordo com alguns dos comentarios anteriores "fomos bem usados pelo estado" mas o mais curioso e que eu gostei do meu estagio e sinto saudades...ESTAGIARIO SEF

Anónimo disse...

Pois é ja estamos perto de 1 ano após o fim do estágio e emprego nem velo. Isto está mau; muito máu.....
Ex estagiario revoltado.......

Anónimo disse...

Pois é...não posso deixar de admitir que terem conseguido um estágio no Pepap foi uma "sorte"...parabéns de qualquer forma, se isso vos serve! Não sei em que áreas se formaram, mas olhem...eu nem tive a oportunidade de me candidatar, uma vez que sou formada em história da arte: abriram 5 vagas em todo o país, nesta área...bacano, não?! A mim não me deixaram sequer fazer estágio, e sabem porque? porque nunca aceitei trabalhar de borla! E nisso temos de admitir...nós jovens fizémos a propria caminha, porque nos rebaixámos e baixámos a fasquia...qualquer um se desunha por obter aquele estágio que tanto sonhou, nem que para isso tenha de passar por cima dos seus princípios. Acabei o curso ha cinco anos e nunca cheguei a fazer estágio. hoje não trabalho na minha área de formação, mas também não me arrependo, porque dou valor a mim e ao meu trabalho, e não estou em pior situação do que muita gente que se andou a esfolar só para encher de dinheiro sempre os mesmos...Entrei no programa "Cultura e Emprego", levado a cabo pelo IEFP, e acabei como vigilante do Museu Nacional de Arte Antiga, impecável, não é?
assinado: querem trabalho bem feito? paguem-no!! :)

Anónimo disse...

Cá está mais uma desempregada do programa de estágios na Administração Pública.
Tratou-se de uma excelente oportunidade para poder enriquecer a minha experiência profissional e para poder enriquecer o trabalho na administração pública, pena que todo este investimento mútuo não tenha sido rentabilizado pelo organismo no qual trabalhei... Mais, o regresso tão prometido nunca aconteceu desde que terminei. É pena pois aquela Universidade é que ficou a perder, preferindo ficar com aqueles técnicos que se acham muito competentes e trabalhadores, mas que têm o dever de fazer muito mais e melhor. A modernização destes organismos tão apregoada ficou na gaveta...