quarta-feira, setembro 5

Mas também lá fui...

OK. Acabei por lá ir. O Algarve tem o Zoomarine. Porque não? 4 dias não ia fazer mal nenhum...
Sim: gente a montes, confusão a montes, um dia de chuva (sim, aquele das cheias) em que o povo todo se juntou na estrada da Guia para um mega drive-convívio em direcção ao Shopping Algarve, em que só faltavam os DJ's convidados (eu, como não poderia deixar de ser, não podia faltar a esse grandioso evento que é um monumental engarrafamento...), enfim, a barafunda local costumeira desta época.
Mas tive sorte. Os restantes dias foram absolutamente compensadores. O Zoomarine, a fazer agora 15 anos, que eu conheço praticamente desde o 1º dia (em que os tubarões eram do tamanho de cavalas) é sempre um espaço fantástico, e todos os anos tem uma inovação qualquer, apesar as diversões mesmo á maneira só no próximo ano estarem prontas, penso eu de que... é que eu adoro parques aquáticos (recomendo o Slide & Splash, em Lagoa), e o Zoomarine terá tobogans e mais piscinas, que ainda estão em fase de construção.
Tenho a felicidade de ter alojamento numa zona óptima, sem grande estrilho, e mesmo ao pé da praia. Os dois dias de praia, apesar de ser na 2ª quinzena de Agosto, foram absolutamente fabulosos - a água, que já nesta altura do mês costumava estar mais fria, estava um caldo morno que só visto - um espectáculo.
Duas praias, mesmo ao lado uma da outra: uma mais conhecida, mais pequena, que serve a localidade, com acesso fácil e rodeado de lojas, a outra, de acesso próprio a jipes, e que serve um hotel. A primeira, cheia de tugas; a segunda, cheia de estrangeiros. Qual a diferença? A barafunda, a falta de civismo, a sujidade, na primeira, e a tranquilidade, a educação e a limpeza na segunda. Apesar de, na segunda praia, passar o tipo das bolas de berlim, das túnicas e t-shirts, dos óculos e dos relógios, de 2 em 2 minutos, não havia gente em cima uns dos outros (daquele tipo: ai ali há muito espaço, mas vou aqui por as coisas em cima destes, porque aqui é que deve ser bom...), não havia gente a enterrar lixo na areia, nem crianças a fazer xixi ao pé da água e nas rochas, nem cães, nem gente a jogar raquetes no meio das toalhas, nem berraria saloia, nem falar ao telemóvel aos berros para toda a gente ver que Vejam, eu até tenho um telemóvel e estou aqui a irritar os meus amigos que estão a trabalhar... Disto, havia aos montes na 1ª praia. Alguma conclusão?
Enfim, lá fui. E gostei. Tive sorte com os dias, e com o sítio. O resto do buliço de Albufeira, dispenso. Mas o roteiro praia- casa-praia foi óptimo, valeu a pena.
Até porque os comes.... também não eram maus... :) (a data está errada, só depois é que vi...)




4 comentários:

Barão da Tróia II disse...

Uma excelente descrição da nossa cada vez mais triste realidade. Boa semana

S Guadalupe disse...

Rocha Baixinha (tomates) e Barranco das Belharucas?

Sofia Melo disse...

Exactamente, SG.
Mais Belharucas que Tomates, que ficava mais perto de casa. Depois de décadas na óptima Maria Luíza, acabei por trocar...

S Guadalupe disse...

Bingo!

Durante anos fui para esses lados. Há também outra praia entre essas 2 muito desafogada, um poço de qualquer coisa, também com acesso por um outro hotel.

Desde há 2 anos, inverti a marcha e rumo ao lado contrário. Tenho ido para uma praia ao lado dos Salgados. O popó fica em frente!