sexta-feira, janeiro 4

Vício a quanto obrigas

De volta às lides neste novo ano, que desejo a todos os comparsas da blogosfera seja muito bom, eis quando me deparo com as primeiras notícias do ano, relativas à nova lei que proíbe o fumo em locais fechados.
Por um lado, o facto de estar a ser cumprida, na maioria dos lugares de culto dos fumadores - os cafés - deixou-me mais contente um bocadinho. Por muito que os fumadores se arroguem de direitos que não têm (de satisfazer o seu vício à custa do prejuízo alheio, desculpem-me o desabafo), esta lei é perfeitamente legítima na protecção de quem zela pela sua saúde, e de quem trabalha nestes sítios onde tem que aguentar com os seus clientes-chaminé. Doa a quem doer, acabaram-se os cafés cheios de fumo, o estar a fazer uma refeição com defumadouro incluído, e o péssimo hábito social de fumar "porque se está no café e não se tem mais que fazer às mãos", ou "porque os outros estão todos a fumar". Azarucho, é uma das poucas leis de jeito que saíram da forja do nosso órgão legislativo.
Agora, mal esteve o chefe da ASAE... tanta coisa, e foi dos primeiros a infringir a nova lei cuja aplicação lhe incumbe fiscalizar; ainda por cima, dá uma desculpa esfarrapada e minimiza a questão - algo me diz que algumas fiscalizações menos pacíficas vão buscar o exemplo dado pelo grande chefe...
É o costume, ami
guinhos: Olhai para o que eu digo, não olheis para o que eu faço!, no fundo, é a máxima da política em Portugal...

4 comentários:

Capitão Merda disse...

Eu acho que deviam ter dado aos proprietários a possibilidade de escolher entre fumadores e não-fumadores, independentemente da treta da ventilação.
Afinal, o negócio é deles!
Podia fumar-se? Os não-fumadores que escolhessem outro lugar.
Não podia fumar-se? Os fumadores que escolhessem outro lugar.
Seria ou não mais democrático?

Barão da Tróia II disse...

Bom Ano antes de mais, no que toca a isso tou com o Capitão, mas ok, não me incomoda por aí além, há cerca de dois anos que fumo sempre na rua, não fumo em restaurantes nem em cafés, mas no bar é pá aí desculpem-me. Boa semana

Casemiro dos Plásticos disse...

essa lei ainda vai dar numa novela da tvi, é o que penso...enfim vamos ver os proximos episodios...
beijo e boa semana.

Kableira disse...

o homem às tantas só fez aquilo para se armar. já devia saber que se começasse a fumar ia aparecer nos jornais, entao fumou mesmo como que a dizer: agora lixem-se que eu posso e vocês nao!!!
tudo para ostentar poder... e de facto ainda nao se lixou...