sexta-feira, janeiro 2

E depois do rescaldo... o que vem aí?

Acabou, finalmente, a maluqueira das festas de Natal de Fim-de-ano.
E agora? Dizem as previsões que este será o verdadeiro annus horribilis, com tudo o que é mau para acontecer... O Presidente da República diz que "as ilusões se pagam caras", os políticos já dizem que o pais se tornará ingovernável, maioritariamente por causa do desemprego galopante..., a crise não acaba, antes se estabelece, e vamos ficar todos na miséria.
Já digo como os Gato Fedorento, vamos é passar já para 2010, para evitar isto. Garanto que, se pudesse, enfiava a cabeça na areia e esperava que passasse a tempestade. Pessimista como sou, não antevejo nada de bom este ano, por isso não vi grande sentido nas mensagens de ano novo cheias de alegria e de esperança. Vai ser mesmo mau, deixem-se de ilusões e preparem-se para o pior.
Se 2008 foi fraquinho para muitos, pelo menos deseja-se que 2009 não seja pior para todos. E já não é mau.
Começamos a sofrer agora as consequencias de asneiras atrás de asneiras que TODOS (o governo, as empresas, nós) temos cometido. Não adianta esperar que as coisas se resolvam sozinhas, e também não adianta esperar que o governo faça alguma coisa.
Há que começar a pensar em fazer alguma coisa: quem tem emprego, deixe-se de tretas reaccionárias e agarre-se a ele; quem não tem emprego, deixe-se de laxismos, comodismos, trafulhices e esquisitices, e arranje um, seja qual for, porque o essencial vai ser ter, pelo menos, um ordenado em casa, por pouco que seja. A segurança social não vai aguentar o peso dos muitos parasitas que vivem à custa de todos nós, salvo o devido respeito or aqueles que tentam, honesta e realmente, sair do desemprego. Ao Governo, deixe-se de engordar o porco já muito obeso dos bancos, e vire-se para quem ainda sustenta este país - as empresas. Já todos percebemos que os bancos não vão fazer rigorosamente nada pela economia, apenas dar cabo dela de vez. Aos consumidores, deixem-se de consumismos exacerbados e de engordar os também já obesos grupos-líder, para quem não existe crise - temos muita gente no mercado que precisa de vender, e não vai sobreviver à crise, de certeza absoluta, sem a ajuda de quem precisa de comprar e não precisa de, nem pode cometer, excessos em compras de impulso.
Aos funcionários públicos, ganhem vergonha, que se tiveram 2.9% de aumento nos salários, dêem-se por muito sortudos, porque recebem salário certinho e cedo, todos os meses, tem benesses que a maior parte dos cidadãos não tem, e ainda podem dar-se ao luxo de tratar mal os utentes dos serviços públicos, porque ninguém lhes pode afectar o posto. Há muitos desses vosso utentes que não recebem salários há meses, e outros que não o têm mesmo.
Aos parasitas, sugadores de subsídios sem aplicação real, por favor, emigrem para longe, e deixem de ser um peso morto na nossa economia. Ou então começem a trabalhar, também dava bom resultado...

Temos que apertar o cinto, mas os que realmente o apertam são sempre os mesmos, e muitos já lá estão no último furo. E agora? Como vai ser?

Acredito que temos todos que bater no fundo para começarmos a rumar a bom porto, por isso, agarrem-se às bóias salva-vidas e aguentem-se...

Assim, aqui ficam os votos de um bom ano de 2009, na medida do possível, e que consigamos superar a crise... sem muitos ferimentos.


1 comentário:

Capitão Merda disse...

Como sempre vivi em crise, nem vou pensar muito nisso...