sábado, fevereiro 25

Sin, Sin, Sin.... City.

Sin City — A Cidade do Pecado
Título original: Sin City;Realização: Robert Rodriguez, Frank Miller, Quentin Tarantino (convidado especial) ; Intérpretes: Bruce Willis, Mickey Rourke, Clive Owen, Jessica Alba, Rosario Dawson, Jamie King, Brittany Murphy, Benicio Del Toro, Nick Stahl, Elijah Wood, Michael Clarke Duncan; EUA, 2005; Estreia: 9 de Junho de 2005


Filmaço, acabei agora mesmo de ver. Nao fui ver ao cinema, porque não calhou, e é pena. Uma delícia para quem gostava, como eu, daquelas BD a preto e branco, com histórias macabras e sangrentas, em que os heróis eram pessoas normais, com fraquezas e lados maus, em vez de serem lavadinhos e perfeitos como o Super-Homem e as suas cuecas vestidas por cima dos collants... (a criptonite era uma treta). Em que o sangue era branco, o ouro era branco, as faces eram sujas e disformes, as gajas eram boas, as armas eram muitas, a violência era a lei.
Um pouco caótica esta discrição, eu sei, mas o Sin City trouxe-me de volta a lembrança de abrir aqueles comics, primeiro, para copiar os desenhos (foi assim que aprendi a desenhar, por ex., tipas como a da publicidade da bilha do gás...), depois, porque comecei a ficar interessada pelas histórias.
Ver este filme é tal e qual folhear aqueles livros: o preto e branco, o evidenciar da cor do sangue, em branco ou em vermelho, o breu permanente, os tiros, as lâminas, a agressividade, vingança, a dor... Muito Tarrantino. Fantástico.
Melhor que os heróis da Marvel, dos quais também gostava (Também comecei por copiar os desenhos...). Porque o Sin city retrata situações extremas, mas com toda a possibilidade de ocorrerem na vida real, com finais trágicos e tudo. Os heróis da Marvel são muito bons, mas não passam mesmo de bonecos desenhados num papel, não são pessoas que nos podem aparecer pela frente um dia destes. Demasiada fantasia.
Aparece lá de tudo o que é bom actor, apesar de o filme ter aparência de Classe B. Até mesmo o Frodo do Senhor dos Anéis aparece, para lhe cortarem a cabeça (tem piada, só quando vi a cabeça cortada é que reparei que era ele....). A Jessica Alba... (rapazes, não é a única boazona - aparecem muitas).. e o meu querido Bruce Willis, que apesar da idade, tem muito a ensinar a muita da miudagem que aí anda (e continua no ponto.... oh, se continua!! Uuuuuuuiii! ).
Tenho mesmo de voltar à minha BD.

Sem comentários: