sábado, maio 4

Made in China


Que se invente de tudo na China, está muito bem. Mas depois de se inventar as coisas, impedir que se comente legitimamente as mesmas, parece-me um bocadinho exagerado. 
Ora muito bem: a Edilidade de Pequim (não sei se lá lhe chamam câmara municipal, por isso vamos chamar-lhe por agora Edilidade) resolveu aprovar um projecto de um prédio que virá a ser a sede de um jornal (People's Daily).  Até aqui, nada de mais. Mas observando a imagem do que já está construído, podemos constatar que o prédio assume várias semelhanças com um... vá, massajador facial. Percebe-se que aqui se quis homenagear esse aparelho que dá tantas alegrias a tantas mulheres por esse mundo fora, que não só na China, e que tantos benefícios traz à pele das mesmas - o massajador facial. Ainda que não entenda o que tem a ver um jornal com um objecto pertencente à gaveta das cuecas de tantas mulheres por esse mundo fora, sim senhor, é um edifício catita, parece aproveitar muito bem a luminosidade natural, e quem o aprovou lá entendeu que se enquadrava na restante composição urbanística daquela parte de Pequim. Nada a opor. 
Mas caricato mesmo é impedir que a pessoas se exprimam sobre o assunto, caso resolvam usar de expressões mais jocosas. Basicamente, as autoridades de Pequim PROIBIRAM as piadas sobre o dito edifício. Já sabemos que a China é um bocado pouco aberta a liberdades, mas, caramba... a piadola sobre este feito urbanístico seria causa de muitas alegrias em nativos e turistas. Já estou a ver as milhentas fotografias por esse facebook fora, das pessoas com aquele imenso p...rédio em perspectiva, com o dedito na ponta, como fazem na Torre de Pisa e até no Santuário de Fátima. Uma  atracção turística em potência! (:D em "potência, got it???) 
Bem, picuinhas como sou, a minha duvida e curiosidade vai para o seguinte aspecto: como raio vão as autoridades fiscalizar o cumprimento desta proibição???? Escutas? Espiões? Microfones e gravadores nos candeeiros e na paragens de autocarro? Como raio se proíbem as pessoas de dizer piadas?? Bem, imaginemos: o Sr. Chinês está ali descansadamente defronte ao dito prédio com os amigos, depois de 49 horas consecutivas de trabalho numa fábrica de bandeiras nacionais de vários países do Ocidente,  a fazer uma piadola sobre o assunto, qualquer coisa a ver com a vizinha do terceiro esquerdo e um anão. Eis que chega um policia, que tinha ali estado escondido atrás de um aspersor da relva a ouvir a conversa, com cara de poucos amigos, transbordando de reprovação, e a dizer : "Boa tarde meus senhores, tenho que os informar que vou ter que autuar este senhor de t-shirt com uma nódoa de chop suey na frente, nomeadamente por ter infringido a proibição de fazer piadas sobre o edifício que nomeadamente parece um massajador facial. " em resposta o infractor, muito atrapalhado, tenta justificar se como pode, dizendo que não se referia ao prédio, mas que estava só a recordar se de uma piada que lhe tinham contado na fábrica. Irredutível, o senhor polícia diz que percebeu muito bem as reais intenções criminosas do meliante, e ainda o vai indiciar por ter admitido que terá parado o seu trabalho na fábrica para ouvir uma piada , e que isso nomeadamente é um crime pior ainda. E dali vai tudo para a esquadra, em meia hora daí ao tribunal, e o senhor chinês está praticamente condenado à morte. No entanto, beneficia de uma atenuante, que é o juiz ter achado que era uma boa piada, só era pena mencionar um anão, bastaria ter mencionado um cidadão ocidental, nomeadamente um latino. E assim, o Sr. Chinês safa-se e apanha só prisão perpétua.

1 comentário:

Jorge Manur disse...

Onde se "pranta" o "Gosto" ? :D