sexta-feira, maio 24

Twice BirdFlu Saga

Cheira-me que vai começar outra vez a histeria colectiva da gripe das aves. Aos poucos, lá vão começando as notícias e os documentários sobre o perigo eminente disseminado pela bicharada com penas. 
Segundo o Público, o "Vírus H7N9 transmite-se entre furões por contacto e às vezes pelos espirros". Bem, da última vez que conferi, eu não era um furão, e a partir de agora NÃO PERMITIREI que ninguém espirre a menos de 10 metros da minha pessoa, sob pena de ser brutalmente sulfatado com desinfectante, caso eu detecte no(a) pretenso(a) prevaricador(a) a vil intenção de o fazer. 
Ainda que eu seja uma pessoa deveras preocupada com a saúde publica e mundial, especialmente na parte que toca a minha própria saúde, cheira-me que esta coisa do H7N9 mais não é do que um déja vu empolado pelos chineses para nos meter medo. Como se não bastasse aquele prédio lá em Pequim
Já da outra vez, ia toda a gente morrer, já andava tudo a encomendar a alma a Deus, já havia gente com máscaras por tudo e por nada e na minha terra taparam-se os galinheiros por causa dos pombos e dos pardais, que podiam pegar a peçonha aos franguinhos da cabidela. Muito mal, a qualidade de vida dos galináceos degradou-se abruptamente, pois ficaram sem servidão de vistas nas suas propriedades. Uma ave sofre com estas privações, fica sentida. E depois já não sabe tão bem quando se faz coradinha no forno com batatinhas. 
Ok, se as galinhas da China andam doentes, para mim não há mais Menu Galinha com Amêndoa no Chinês. Assim tipo medida profiláctica, para começar. Dado que a notícia diz que não há histórico de transmissão da doença entre humanos, só das aves para estes, nem pardais quero perto de mim. Xô. É que nem kispos de penas. E bébés que se suspeite que tenham vindo de cegonha, ao largo!!! Podem dizer na etiqueta que vieram de Paris, mas nunca se sabe até onde vai a contrafacção.

Fiquei um bocado pasmada ao ler que o Furão é o melhor modelo animal para estudar as gripes humanas. Não devia ser uma espécie de macaco? De qualquer forma, acho muito pouco ético misturar furões com galinhas. especialmente se for para pegar a gripe aos furões. Sempre quero ver como é que lhes enfiam depois o Cêgripe goela abaixo. Gente doida e má.

Sem comentários: