terça-feira, maio 16

Nós chantageamos, eles batem

Achei curioso o resultado deste estudo - afinal, fomos (e somos ainda) um país de emigrantes, e agora de imigrantes, também, quase na mesma medida. Explorar emigrantes, seja qual for a nacionalidade de quem o faça, é uma atitude cobarde, para além de ser crime.
"O estudo «Combate ao tráfico de seres humanos e trabalho forçado na Europa - o caso de Portugal», coordenado pela Direcção- Geral de Estudos, Estatísticas e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e com o apoio da Organização Internacional do Trabalho, pretende averiguar as situações de exploração laboral e tráfico de imigrantes em Portugal e dos emigrantes portugueses que vivem na Europa. No caso da exploração de trabalhadores imigrantes em Portugal, o relatório conclui que situações extremas de trabalho forçado «parecem não se verificar», existindo formas «mais subtis de coacção e de pressão psicológica sobre os trabalhadores imigrantes que resultam da precariedade e da fragilidade do seu estatuto jurídico e da sua fraca capacidade de negociação no mercado de trabalho». Falsas promessas sobre as condições de trabalho, incluindo a realização de um contrato que possibilite a regularização ou a manutenção do visto do imigrante, são algumas das práticas utilizadas pela entidade patronal para enganar o trabalhador imigrante. Em relação à exploração laboral de emigrantes portugueses, o estudo conclui que a coacção física é muitas vezes exercida por portugueses radicados há vários anos no país de destino. Segundo o relatório, que incidiu sobre os casos de Espanha e da Holanda, é muito reduzido o número de queixas apresentadas por parte dos trabalhadores portugueses afectados por temerem pela segurança dos seus familiares em Portugal. Na Holanda, os portugueses explorados trabalham nas estufas de flores e na horticultura e têm como principal problema o alojamento, geralmente sobrelotado e com más condições de habitabilidade, e o incumprimento das condições laborais. Em Espanha, onde «a exploração laboral no sector de construção civil parece ser galopante», os portugueses são discriminados a nível salarial e funcional e no desrespeito pelas regras de segurança no trabalho. Segundo o estudo, os portugueses traficados para Espanha serão vítimas dos crimes de rapto, sequestro, escravatura, ameaças e ofensas à integridade física e são geralmente alojados em habitações sub-humanas, como currais ou palheiros."

Visão Online


4 comentários:

Crymynoso Compulsyvo disse...

Viva os emigrantes. O espreto es fixe!!!

Casemiro dos Plásticos disse...

é triste! :S

Elisheba disse...

cOITADO DE QUEM PRECISA!!!

Anónimo disse...

Com o nr de tugas a diminuirem drasticamente, parece-me que já não deve haver nenhum que ñ tenha um primo, irmao, ou tia nos, States, à Paris, ou na Conchichina.
Por isso mesmo convem nao esquecer/retribuir na mesma moeda a forma como recebem ou receberam os nossos por esse mundo fora
Cumprimentos tugas