
O GPL (Gases de Petróleo Liquefeitos) é uma boa alternativa. Há uns tempos, trabalhei numa empresa cuja frota era a GPL - e aprendi que os mitos negativos sobre o GPL eram isso mesmo: mitos. Os carros não perdem potência, o seu uso fica mais barato, mais ecológico. E são tão ou tão pouco perigosos como qualquer carro a gasolina... E para quem torcia o nariz ao inestético selo "GPL" (que muitos nem usam...), e ao facto de não se poder estacionar em subterrâneos, desenganem-se: o selo vai passar a ser um minúsculo papelucho aposto no canto superior direito do pára-brisas, e vai passar a ser permitido o estacionamento de veículos a GPL nso pisos -1 dos parques subterrâneos. Not bad, hã?
Pena que o meu bólido seja a diesel. Até ver, ainda só se instalam Kits de GPL em carros a gasolina. Se assim não fosse, já eu andava num "fogão a gás" com toda a certeza.
Caddy cars (sim, os do golfe - uma das coisas mais fantásticas que tive o prazer de conduzir) também eram uma boa alternativa, para o centro das cidades (não, um Smart não é um caddy car - apesar de parecer, e ser mais pequeno!!!). Fora de brincadeiras, agora - e os carros eléctricos? Inventam tanta coisa, optimizam tanta coisa, e aquilo que faz a diferença... nada.
Redes de transportes urbanos melhores, redes nacionais de transportes melhores, mais frequentes e mais acessíveis, etc. So much thing to be done...
Redes de transportes urbanos melhores, redes nacionais de transportes melhores, mais frequentes e mais acessíveis, etc. So much thing to be done...
Enquanto formos assim oil dependants, estamos tramados... e subjugados aos barões do ouro negro.
Cartoon: Visão Online
3 comentários:
a culpa é do oleo....
Sabes, há alternativas ao petroleo! O problema, é que o dinheiro tem de circular.A ecónomia é uma faca de dois gumes. Por isso não podemos fugir aos trâmites que nos impôem.Soluções há, mas não compensam...
Mandei instalar o GPL na semana passada ao meu carro. Continuo a ouvir dizer a alguns: «não vale a pena, isso fica caro, compra um diesel, isso é perigoso, só compensa num grande motor...» Cansei-me. Já me tinha cansado de gastar gasolina e gasóleo.
Assumo o GPL, neste momento, como um mal menos.Também plui mas muito menos, também é petróleo «gasoso», e não é viavel que mais de 1/4 dos carros o usem.
Entretanto, gosto de pensar que em alguns anos tenhamos verdadeiras opções de híbidos, ou puros carros eléctricos.
Ah! o meu carro... O carrão com um grande motor... um Hyundai Getz WorldCup 1.1, com 66 cv.(Excelente modesto carro).
Tirem as vossas conclusões...
Enviar um comentário