quinta-feira, maio 11

Ouro negro - a saga do automobilizado

Fui abastecer o meu veículo automóvel hoje, como faço todas as semanas (por acaso costuma ser à 6ª feira, mas esta semana o irritante apito da reserva começou a melgar mais cedo). Como todas as semanas, e pela milhentésima vez me deparei com a carestia do preço do gasóleo... Se por um lado pensei "se fosse gasolina era pior", por outro lado pensei que há que encontrar rapidamente novas formas mais baratas, mais ecológicas, mais eficazes de transporte. Uma bicicleta não me resolve o problema, pois faltam ciclovias próprias e adequadas, nem é tanto uma questão de distância. Coimbra está servida pela ECOVIA, uma solução de estacionamento/transporte fantástica: parques de estacionamento grandes, nas entradas da cidade, com carrinhas próprias para distribuir a malta pelo centro - muito mais barato que os parques subterrâneos, e mais económico do ponto de vista do consumo de combustível. Mas há sempre que levar o carro até à entrada de Coimbra.
O GPL (Gases de Petróleo Liquefeitos) é uma boa alternativa. Há uns tempos, trabalhei numa empresa cuja frota era a GPL - e aprendi que os mitos negativos sobre o GPL eram isso mesmo: mitos. Os carros não perdem potência, o seu uso fica mais barato, mais ecológico. E são tão ou tão pouco perigosos como qualquer carro a gasolina... E para quem torcia o nariz ao inestético selo "GPL" (que muitos nem usam...), e ao facto de não se poder estacionar em subterrâneos, desenganem-se: o selo vai passar a ser um minúsculo papelucho aposto no canto superior direito do pára-brisas, e vai passar a ser permitido o estacionamento de veículos a GPL nso pisos -1 dos parques subterrâneos. Not bad, hã?
Pena que o meu bólido seja a diesel. Até ver, ainda só se instalam Kits de GPL em carros a gasolina. Se assim não fosse, já eu andava num "fogão a gás" com toda a certeza.
Caddy cars (sim, os do golfe - uma das coisas mais fantásticas que tive o prazer de conduzir) também eram uma boa alternativa, para o centro das cidades (não, um Smart não é um caddy car - apesar de parecer, e ser mais pequeno!!!). Fora de brincadeiras, agora - e os carros eléctricos? Inventam tanta coisa, optimizam tanta coisa, e aquilo que faz a diferença... nada.
Redes de transportes urbanos melhores, redes nacionais de transportes melhores, mais frequentes e mais acessíveis, etc. So much thing to be done...
Enquanto formos assim oil dependants, estamos tramados... e subjugados aos barões do ouro negro.
Cartoon: Visão Online

3 comentários:

Casemiro dos Plásticos disse...

a culpa é do oleo....

Elisheba disse...

Sabes, há alternativas ao petroleo! O problema, é que o dinheiro tem de circular.A ecónomia é uma faca de dois gumes. Por isso não podemos fugir aos trâmites que nos impôem.Soluções há, mas não compensam...

Hermínio disse...

Mandei instalar o GPL na semana passada ao meu carro. Continuo a ouvir dizer a alguns: «não vale a pena, isso fica caro, compra um diesel, isso é perigoso, só compensa num grande motor...» Cansei-me. Já me tinha cansado de gastar gasolina e gasóleo.
Assumo o GPL, neste momento, como um mal menos.Também plui mas muito menos, também é petróleo «gasoso», e não é viavel que mais de 1/4 dos carros o usem.
Entretanto, gosto de pensar que em alguns anos tenhamos verdadeiras opções de híbidos, ou puros carros eléctricos.
Ah! o meu carro... O carrão com um grande motor... um Hyundai Getz WorldCup 1.1, com 66 cv.(Excelente modesto carro).
Tirem as vossas conclusões...