terça-feira, maio 2

Pensamento Positivo: poder ou psicologia?


(Desafio lançado pela Visionária, no seu blog, Visão da Vida: dissertar sobre determinados temas, propostos pelos bloggers. A Visionária propôs o 1º tema, este. )
Acredito no Querer é Poder. E querer é pensamento positivo - para se conseguir alguma coisa, há que, primeiro que tudo, querer. É como jogar no Euro milhões - não se jogando, não se ganha - apenas querendo uma coisa (com muito mais probabilidade do que ganhar jogos destes), se vai chegar até essa coisa.
Há interferências no querer, e muitas vezes são obstáculos postos por mais ninguém senão nós próprios; sim, muitas vezes postos por terceiros, mas cabe a nós saber - e querer - lidar com isso, superando.
Para ser alguém na vida, tenho que querer, para poder lutar por isso; Para ter alguém ao meu lado, tenho que, pelo menos, querer isso, para saber procurar a pessoa certa; se eu quero ser uma pessoa melhor, evidentemente tenho que querer, e decerto serei; no fundo, para ser feliz, há que querer, não? Pelo menos para poder ver felicidade nas coisas menores, como partes de um todo a alcançar.
O pensamento positivo é uma das maiores condicionantes da existência humana, digo eu. É a diferença entre acordar diariamente para o castigo, ou acordar a cada manhã para a vida - achando que la vita é bela. Isso é bom, faz de nós pessoas mais felizes. Porque se o mundo lá fora da porta é mau, ou menos bom, depende de cada um de nós fazê-lo um pouco melhor - nem que seja alegrar a manhã do porteiro do escritório onde se trabalha com um sorridente e musical "Bom dia". O mundo melhora a cada gesto destes.
Demasiado cor-de-rosa? Don't think so. Psicologia? Of course. Sugestão, talvez - o facto de se pensar positivo traz positividade à vida, em qualquer das suas nuances. Há quem confunda isto com ambição (quem disse que a ambição era má?), com egoísmo (tb não se pode deixar de lado...), ou com esoterismo, até (firme e hirto, que nem uma barra de ferro, vá!!!!). Whatever.
Querer algo é maio caminho andado para esse algo. Portanto, é Poder, psicologicamente fundamentado.
"Pense sucesso, visualise sucesso e accionará a força-poder do desejo realizável"-pregador psicólogo Dr. Norman Vincent
"É o pensamento e não o crescimento que faz a natureza humana" - Isaac Taylor
(Fonte: blog Visão da Vida)

5 comentários:

tiago m disse...

ainda bem, querida russa, que achas isto. eu cá não consigo perceber esta psicologia positiva em casos como cancros e coisas do género, noutras talvez.

ah, são tão cartesiano e materialista…

Sofia Melo disse...

pois é, mas de facto, um doente com cancro, por exemplo, pode aumentar a sua qualidade de vida, se pensar positivo. Pensar positivo não quer dizer que ache que há cura, ou que viverá para sempre. Basta que queira que o resto da sua vida seja na companhia das pessoas q gosta, rodeado daquilo que gosta. isso pode fazer com que tenha uma vida melhor, não? não acho que um doente deste género tenha q pensar na morte, só porque ela é inevitável - se o é, para quê desperdiçar tempo a pensar em coisas negativas?? o poder volitivo é fundamental -pessoas sem vontade são pessoas amorfas - provavelmente infelizes.

Elisheba disse...

EXCELENTE!!
Gostei tambem da opinião ao comentario do tiago m. FORÇA AÍ, PESSOAL!!

(obrigada por participares. Desafia tu tambem!)È muito giro ver o mesmo tema desenvolvido em varios blogs!

Casemiro dos Plásticos disse...

Excelente post!

Anónimo disse...

a vida tem de ser positiva,para podermos tirar dela o melhor k consigamos e nas situações menos boas,optimismo é meio caminho andado para ultrapassar o momento,e garanto-vos que falo com conhecimento de causa...