O Segredo dos Punhais Voadores ****
T.O.: The House of the Flying Daggers (Shi mian mai fu). Realização: Zhang Yimou. Intérpretes: Takeshi Kaneshiro, Andy Lau, Zhang Ziyi, Dandan Song. Nacionalidade: China / Hong Kong, 2004.
“O Segredo dos Punhais Voadores” é um drama sentimental quase-Shakespeariano que, a cada momento, nos surpreende com uma nova forma de ver os personagens, entre jogos de traições cujos véus se vão levantando com o ritmo certo. A acompanhar os violentos sentimentos de amor e ódio, as cenas de acção são também elas carregadas de coreografias artisticamente irrepreensíveis."
Não gosto de filmes cor-de-rosa com finais felizes. Uma característica q me agrada nos filmes orientais é a capacidade dramática dos guiões.
Para quem gostou do "O Tigre e o Dragão", como eu gostei, é um filme que tem tanto de espectacular como de profundo. A par de um contexto social conturbado, um romance à boa maneira oriental: puro, duro e frio, como a lâmina de um sabre. Um romance que dói, que sangra, que mata. Um esgar de obcessão e a dedicação a uma causa. Cenas em que não se fala, porque não é preciso. Cor, movimento e efeitos espectaculares. Simplesmente Oriental.
Fonte: Cinerama.blogs.sapo.pt
1 comentário:
É que esse esteve mesmo para ser o título do post, Alvaro!! Gandas Pumas. Voadores ou não.
Enviar um comentário