domingo, março 12

O cliente, a prostituta e o traficante dela

Ora então agora o governo quer punir os clientes das prostitutas, no caso de ser um caso de prostituição forçada, ligada às redes de tráfico de mulheres. Dizem que os clientes têm que ser responsabilizados, uma vez que fomentam o negócio. Bem, também foi dito que, no caso do cliente que não sabe que a moça está a ser forçada, será punido na mesma, por via da dúvidas. Em suma: se isto for avante, gajos, se recorrerem aos serviços destas moças, perguntem primeiro, educadamente e como quem não quer a coisa: "Menina, permita-me a curiosidade, mas por acaso está nesta profissão por prazer, por necessidade, ou sob coacção????". Se ela responder que está sob coacção, fujam a sete pés. Se ela responder outra coisa qualquer, tudo bem, mas toca a ficar com um olho no burro e outro no cigano, porque se são apanhados, e a bófia se lembra de embirrar que a moça pertence a uma rede... "Houston, we have a problem"...
Já tive portunidade de dizer o que penso da prostituição ( post "A profissão mais antiga", 23 Fevereiro). Não sou contra. Sou contra é violência, coacção, abuso, falta de condições e de protecção, tráfico de pessoas. Acho louvável que o Governo se preocupe com isto, sim senhor. Mas se a PJ e o SEF, aliados a outras forças de investigação e a leis concretas, tanto de direito substantivo como de processo, funcionassem, as redes eram desmanteladas à partida. Porque, de facto, punir o cliente, muitas vezes poderá ser a única punição existente no processo - se não se conseguir responsabilizar ninguém em concreto pela rede, os traficantes escapam; as prostitutas, ou ficam cá na mesma (legalizadas, e sem punição, porque sob coacção...) ou são repatriadas (se ilegais); o cliente, esse ferra-se logo à partida. Mesmo que não seja um criminoso (para a lei, porque para a sua mulher, namorada, companheira, etc. - se a tiver ... para ela é capaz de ser um criminoso, sim... ).
Bem, mas...prognósticos, só no fim. Right?

4 comentários:

Burn2fly disse...

pois... este pais vai de vento em poupa... parece que isto ta ficar mau ate para as p**as... lol
Parabens pela pertinencia dos teus posts ;)

Sofia Melo disse...

É... ao menos às p**as, correndo bem, pagam-lhes pelo serviço. A nós, o sistema f***nos, e ainda temos que pagar para isso. Quando até a elas corre mal...
Brigada pelos parabéns e pela visita!

tiago m disse...

eu acho que a pergunta é pertinente; aliás até acho que era um bom nicho de mercado para os recém-licenciados em direito, porem'se a preparar umas minutas para darem aos clientes para as mocinhas assinarem! assim ainda havia algumas pessoas a lucrar com isso!

Sofia Melo disse...

Uma boa ideia, de facto, caro Tiago... vou pensar nisso. O problema é que decerto iriam aumentar os processos-crime por falsas declarações....não estou a ver as moças a dizerem: "não, senhor cliente por acaso, agora,neste momento, estou de vontade própria, ninguém me está a obrigar. Se for daqui a bocado, aí sim, mas agora nem por isso..."