E já lá canta a penúltima. A última vai ser a glória do grand finale para os campeões azuis. E vai ter piada porque vai ser jogada com a equipa rival da Naçãum. Considerações sobre assuntos de suma relevância, de relativa importância, de duvidosa congruência, e até mesmo sem qualquer tipo de interesse. Mas com muito Hot Fudge.
domingo, abril 30
One to go para a Apoteose Final
E já lá canta a penúltima. A última vai ser a glória do grand finale para os campeões azuis. E vai ter piada porque vai ser jogada com a equipa rival da Naçãum. Saltemos, irmãos!
sábado, abril 29
Ragazzo terribile
"A mim ninguém me manda embora, eu vou porque quero" deve estar a pensar, amuado, o sr. Berlusconi. A nova deste personagem é que vai apresentar a sua demissão na próxima terça feira ao Presidente Carlo Azeglio Ciampi, este também prestes a cessar funções (o mandato de Ciampi termina no próximo dia 18). Campi, ou o seu sucessor, podem convidar Prodi a formar o seu governo, então. A novidade "berluscosa" surgiu horas depois da coligação de centro-esquerda, vencedora das legislativas do início deste mês, ter conseguido eleger os seus candidatos para a presidência das duas câmaras do Parlamento. sexta-feira, abril 28
A ponte.. sobre o rio K vai... para o mar, que enrola na areia
Pois foi. Não foram só deputados, foi muita gente. Mas a "muita gente" não tem, como os deputados, obrigação, pelo menos moral, de dar o exemplo. Fala-se no absentismo ao trabalho, na falta de motivação, no desemprego, e estes gajos que ganham muito bem, a par das suas profissões em que beneficiam do estatuto que têm, para não abusarem desta maneira. Normalmente, o sudoku já deve ser a actividade - mor naquelas bancadas. Havendo uma possibilidade de ponte, nem para fazer monte aparecem. Ganha o Algarve, ganha o turismo, ganha o "vá para fora cá dentro". quarta-feira, abril 26
100% nacional...
Não, não é estrangeiro. É o nosso Zé Fidalgo. Só de pensar que há alguns (poucos) anos, o rapaz estava a apresentar o Clube Disney.... Taaaaanto talento, tem sim senhor, que para modelo até que se está a fazer um bom actor. Para que não digam que cá por terras portuguesas não há material à altura desses enfezados anorécticos modelos estrangeiros!! E olhem que o moço ainda é melhor ao vivo que na TV, e ainda por cima é simpático.
Abençoadas amigas, que me mandam e-mails com coisas destas.... Este não pude deixar passar, desculpem-me os meus caríssimos comentadores do sexo masculino.
terça-feira, abril 25
Enviada especial ao Algarve
À Liberdade
Em 25 de Abril de 1974 o Movimento das Forças Armadas (MFA) derrubou o regime de ditadura que durante 48 anos oprimiu o Povo Português. Nessa madrugada do dia inicial, inteiro e limpo (como poetizou Sophia de Mello Breyner) os militares de Abril foram claros nas suas promessas: terminara a repressão, regressara a Liberdade, vinha aí o fim da guerra e do colonialismo, vinha aí a democracia.Com tudo isso, a Revolução dos Cravos pôs fim ao isolacionismo a que Portugal estava condenado há já vários anos e ajudou ao nascimento de novos países independentes. Constituindo-se o movimento pioneiro de enormes transformações democráticas em todo o mundo e demonstrando que as Forças Armadas não estão condenadas a ser um instrumento de opressão, podendo, pelo contrário, ser um elemento libertador dos povos.
Democratizar, Descolonizar e Desenvolver foi o lema que então fez regressar Portugal ao fórum das nações livres e amantes da paz. (Fonte: website da Associação 25 de Abril)
Podemos não viver no mais perfeito país do mundo, mas pelo menos somos livres para pensar. Sobretudo para pensar no modo em como podemos ser melhores.
segunda-feira, abril 24
Bibi na TVI, amanhã
Guerra à pedofilia
A unidade, coordenada por Jim Gamble, vai receber denúncias online de abusos sexuais de menores, 24 horas por dia, sete dias por semana, e terá sistemas para encontrar criminosos que utilizam a Internet.", segundo o Público Online.
domingo, abril 23
O tamanho afinal importa!
Saudações hot.
As teias da lei.. e cotão também
sábado, abril 22
sexta-feira, abril 21
Judas, o verdadeiro
sábado, abril 15
Boa Páscoa, Pessoal!
sexta-feira, abril 14
Mourinho, o filósofo
Mas o que é isto??
Bem, o mundo está doido, e a malta do cinema pior. O Banderas, esse grande moreno de voz rouca e sotaque latino que lhe assenta que nem uma luva, tal como o fato de Zorro, passou-se: No passado sábado dia 8, pos-se a dizer "I'm a woman!" no Saturday Night Live (NBC): dizendo-se farto de ser chamado "macho" e "amante latino", fez um srip quase integral, terminando com um vestidinho vermelho, fake big boobies incluidas. Que é lá isto??? Ok, Ele já fez uns papéis menos másculos, a começar pela estreia como terrorista islâmico gay (um filme de 1982, do Almodôvar!), passando pelo Philadelphia, e ainda pelo chefe Vampiro gay Armand. Mas não, vestido de mulher, é que não. Quem não se lembra da voz sexy do Gato das Botas do Shrek? E do Mariachi, e do Zorro? Bem, vamos esperar que isto seja apenas uma manobra para tentar desviar as atenções das bocas dirigidas à Griffith, acerca das roupas que usou nos Oscars e que parece que não pagou.... e, Banderas, deixa os alucinogénios, se fazes favor.quarta-feira, abril 12
Adeus, pópó
Simplexmente...
terça-feira, abril 11
Há que dizê-lo com frontalidade
segunda-feira, abril 10
O outro lado do Algarve
Há uns anos que não vinha ao Algarve na altura da Páscoa. Umas das melhores coisas de cá vir nesta altura é passar pelo Alentejo, confesso, e vê-lo verde - km infindos de verde, plano e desamparado de arvoredo. Lindo. Como não utilizo a A2, a viagem é muito mais bonita, e nem sequer há vontade de exceder limites de velocidade. Bem, mas no Algarve mesmo, apesar do tempo estar bom e já convidar à lá plage, há sempre um outro lado que, nesta altura do ano, se torna tão agradável como o mar: laranjais em flor. Ainda não cortaram as laranjeiras todas do Algarve para fazer prédios, por isso, ainda se vêem extensões de laranjeiras baixinhas, que fazem com que Algarve, agora, não cheire a bronzeador e a peixinho grelhado, mas antes tenha por todo o lado um perfume adocicado a flor de laranjeira. Fantástico. É um outro lado do Algarve a que poucos ligam, e quanto a mim, tão bonito como as praias.
domingo, abril 9
sábado, abril 8
Ponte Santa
sexta-feira, abril 7
quinta-feira, abril 6
Geração 600 (€)
José Manuel Fernandes, PÚBLICO, 06-04-2006
quarta-feira, abril 5
Que nariz tão grande.....
Quem diria que a gasta história do Pinóquio poderia ser reinventada, e adaptada à escala da actualidade. Imagine-se um grupo de jovens (dos 12 aos 20 anos), do Kénia, que representam esta história, transpondo para ela os problemas, escolhas e desaires da adolescência que muito bem conhecem. "Black Pinocchio" é a forma de contar a vida destes jovens, e a forma de dar um novo sentido à velha história do boneco de madeira construído pelo Gepetto. Com o apoio dos AMREF Flying Doctors, e da própria realeza da Holanda. Pena que não está em cartaz em Portugal. Mas para quem for para os lados de Amsterdão até 18 de Abril, poderá passar pelo RAI Theater e conferir.
E, já agora, dois sites de informação interessante: o da AMREF, African Medical and Research Foundation, que desenvolve um trabalho notável ao nível da saúde em África, e o Le Cool, com dicas actualizadas sobre os eventos a ocorrer em algumas cidades europeias (Lisboa, Barcelona, Madrid e Amsterdão - a subscrever para receber essas novidades directamente no e-mail).
Donas de casa desesperadas - O regresso
Depois da 1ª série, fiquei fã. Gostei da série "O sexo e cidade", mas confesso que já fartava um bocadito. Esta série das donas de casa veio propor um formato diferente, com um ponto de vista oposto, quem sabe no intuito de impor um paralelismo... Donas de casa, sim, ma non troppo. O número de esqueletos no armário destas senhoras é suficiente para transformar a série numa interessante cerca de meia hora frente à TV (dos poucos motivos que há para ver a SIC...). Acho piada ao humor negro que ronda sempre as histórias. "Senhoras de bem", com a vida característica do sonho americado, no seu bairrozinho perfeito, às voltas com questões menos próprias e menos públicas. Há crime, há sexo, há traição, há a dicotomia tarefas masculinas - femininas, há tensão familiar, há inveja, há ciúme, há vício... tudo dentro das cercazinhas imaculadamente brancas que resguardam as begónias perfeitas e a relva religiosamente aparada....
Itinerário da repressão
terça-feira, abril 4
Fernandinho III
Correndo o risco de ser acusada de bairrismo galopante, e agora que já regressei a esta Lusa Atenas, que tem tanta tradição em termos de tunas, cá vai mais uma nova de Ponte de Lima: o belo do Festival de Tunas, o Fernandinho, que é organizado pela Universidade Fernando Pessoa (que tem um pólo na Princesa do Lima). Eu não sou grande fã de tunas, mas os mocinhos da ESTUDANTUNA até que são simpáticos, e alguns deles, nada, nada, de se deitar fora. E também organizam coisas engraçadas, ainda por cima (Ah! Para os meninos, a UFP também tem uma tuna feminina, a SPESTUNA). Mais informação aqui. segunda-feira, abril 3
Noite Limiana
domingo, abril 2
Mini Feiras Novas - Ponte de Lima

Quem não conhece as Feiras Novas de Ponte de Lima (3º fim de semana de Setembro), devia. Qual Festas da Agonia (em Viana), qual carapuça. Em Ponte de Lima é que é, quem conhece sabe isso de gingeira. Estas festas do concelho têm, a cada ano que passa, batido sucessivamente os seus records de visitantes, e têm-se tranformado no fim-de-semana mais louco do Alto Minho (e não venham cá falar-me nos Festivais de Vilar de Mouros e Paredes de Coura, que isto aqui é muito melhor, e não se paga bilhete!! Não temos bandas famosas.. paciência, também não é preciso). Mas a seu tempo, falarei nisso.
Dada a afluência de pessoal, os limianos resolveram organizar umas mini feiras-novas, para comemorar os 180 anos das verdadeiras Feiras Novas, e para ir treinando para Setembro próximo. Estas minis são mais vocacinadas para os comes e bebes, para o folclore minhoto, os cabeçudos e gigantones e os bombos. Nem todos gostam, eu sei, mas para quem aprecia, cá vai: 5, 6 e 7 de Maio, consultem o programa aqui. Anuncio já, para que possam adicionar às vossas agendas sociais, e para depois não dizerem "E só avisas agora????".
E não se esqueçam que já em Junho há Vaca das Cordas.....
CEJ'amos francos...
Há muito tempo que não me sentava nos duros bancos da minha vetusta faculdade, com o intuito de prestar provas. Mas, tais não eram as saudades, voltei lá. Já quase me tinha esquecido do desconforto, do frio, dos olhares vazios dos colegas à procura de respostas nos azulejos das paredes, da vigilância de milhafre dos responsáveis pela sala. Com uma agravante, desta vez: as provas eram para quem quer ser juiz ou magistrado (não para mim, de certeza, que até agora não sei o que fui lá fazer.... e foi isso que me fez levantar ontem às 8h da matina - para ver se estudava qualquer coisinha, pelo menos uma manhã de estudo tinha q ser...) De repente, recuei 10 anos no tempo, ao sentar-me ao fundo da sala, com um enunciado de 6 páginas na frente. Dada a minha manifesta falta de estudo, e ainda mais manifesta falta de nervos (causada, evidentemente, pela falta de estudo!), gastei a 1ª meia hora, pelo menos, a observar o ambiente na sala: parecia o aeroporto numa rush hour - uma infinidade de malas de viagem enormes (sim!) cheias de livros e dossiers, cadernos e folhas soltas. Malas abertas, livros espalhados por todo o lado, garrafas de água, chocolates e relógios, num quarto de hora a sala parecia devastada por um furacão. O pessoal (aí umas 60 pessoas ou mais - eu queria ter ficado no auditório da FDUC, o "Caixão", onde estavam, pelo menos, o triplo das pessoas ) estava tão absorto no meio dos seus profundos conhecimentos de direito (presumo eu), que foi muito engraçado olhar para aquelas caras aflitas com a falta de tempo para escrever toda essa doutrina e jurisprudência que passaram tempos infindos a estudar. Foi giro tentar interpretar as expressões dos colegas: se estavam ali porque perseguiam o sonho da magistratura, se apenas queriam sair do desemprego, se tinham estudado muito, se tinham estudado pouco, se viam a sua vida andar para trás, se acreditavam que era desta,... foi gira esta apreciação sociológica, porque nas provas da faculdade nunca tive tempo para observar coisas deste género. Mais: olhei para o pessoal e pensei quais daqueles seriam os nossos próximos juízes. Dei comigo a rir-me para dentro e a cogitar: "Todos menos eu, abrenúncio.... ". Fui lá só "pra ver a bola". Boa sorte aos colegas, também para as jornadas seguintes, espero que tenham marcado, e continuem a marcar, muitos golos.sábado, abril 1
Vickie, o Viking, 8h da manhã
Acordei pelas 8h da manhã, e hoje é sábado (o próximo post é precisamente para contar porque é que acordei a estas horas). Tal não foi o meu espanto, e na tv (RTP) estava a dar um desenho animado que me fez lembrar os tempos em que me levantava sempre a esta hora exclusivamente para me plantar frente à tv, e ver coisas destas: "Vickie, o Viking".... Espectáculo. Será que a RTP vai começar a passar aquelas séries de desenhos animados outra vez? Voto no Tom Sawyer!!!!!
















