terça-feira, abril 25

À Liberdade

Em 25 de Abril de 1974 o Movimento das Forças Armadas (MFA) derrubou o regime de ditadura que durante 48 anos oprimiu o Povo Português. Nessa madrugada do dia inicial, inteiro e limpo (como poetizou Sophia de Mello Breyner) os militares de Abril foram claros nas suas promessas: terminara a repressão, regressara a Liberdade, vinha aí o fim da guerra e do colonialismo, vinha aí a democracia.
Com tudo isso, a Revolução dos Cravos pôs fim ao isolacionismo a que Portugal estava condenado há já vários anos e ajudou ao nascimento de novos países independentes. Constituindo-se o movimento pioneiro de enormes transformações democráticas em todo o mundo e demonstrando que as Forças Armadas não estão condenadas a ser um instrumento de opressão, podendo, pelo contrário, ser um elemento libertador dos povos.
Democratizar, Descolonizar e Desenvolver foi o lema que então fez regressar Portugal ao fórum das nações livres e amantes da paz.
(Fonte: website da Associação 25 de Abril)

Podemos não viver no mais perfeito país do mundo, mas pelo menos somos livres para pensar. Sobretudo para pensar no modo em como podemos ser melhores.
25 de Abril. Hoje.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pelo menos temos a sensação de que somos livres...
De mal o menos.

Casemiro dos Plásticos disse...

duvido da liberdade...