segunda-feira, abril 24

Guerra à pedofilia

Num tempo em que parece que a preocupação-mor é com a guerra aos terroristas, e em que o processo Casa Pia (e processos afins) está mais frio que o iceberg que afundou o Titanic, do Reino unido vem a notícia de uma boa medida para marcar pontos na guerra aos pedófilos: o Reino de Sua Majestade lançou hoje o CEOPC (Child Exploitation and Online Protection Centre), "um organismo para combater a pedofilia na Internet que reúne forças da ordem, associações de protecção de menores e outros agentes e está disponível 24 horas por dia.
A unidade, coordenada por Jim Gamble, vai receber denúncias online de abusos sexuais de menores, 24 horas por dia, sete dias por semana, e terá sistemas para encontrar criminosos que utilizam a Internet.",
segundo o Público Online.
O CEOPC vai trazer uma maior capacidade operacional para realizar buscas nacionais/internacionais e vai focar-se também na produção de programas educacionais e campanhas para alertar as crianças para a utilização segura da Internet.
“O CEOPC representa um desenvolvimento significativo na protecção das crianças e assume-se como a resposta directa à explosão de abusos sexuais a menores na Internet”, comentou Jim Gamble. “O nosso desafio é tornar a Internet um meio mais seguro para as nossas crianças”.
Repressão e prevenção do crime, portanto. A funcionar, é uma arma fortíssima. Dado que cada vez mais crianças têm acesso à internet (mais de oito milhões de crianças e jovens têm acesso à Internet só no Reino Unido), e dado que a internet compõe o modus operandi das redes de pedofilia e dos pedófilos isolados , há que actuar onde está o problema.
Já está mais que provado que Portugal não está imune à pedofilia. Criam-se organismos para tanta coisa... porque não seguir este exemplo?
Fonte: Público Online

2 comentários:

Elisheba disse...

Este é o assunto que mais me preocupa e revolta. Para mim, a pedofilia é o crime mais horrendo da história da humanidade. Ultrapassa o Nazismo, Chernobyl, Tyanamen (?)e outros horrores. Ainda não tive "coragem" de postar um artigo sobre isto.Sensibiliza-me demais.Estou revoltade e de certo modo traumatizada depois que exposerem, FELIZMENTE, tantas fotos e reportagens deste flagelo.

Elisheba disse...

Quero fazer-te um desafio: passa pelo meu blog, no ultimo post "Desafio ao bloger".

Participa! Será divertido.

Voltare!