segunda-feira, abril 10

O outro lado do Algarve

Há uns anos que não vinha ao Algarve na altura da Páscoa. Umas das melhores coisas de cá vir nesta altura é passar pelo Alentejo, confesso, e vê-lo verde - km infindos de verde, plano e desamparado de arvoredo. Lindo. Como não utilizo a A2, a viagem é muito mais bonita, e nem sequer há vontade de exceder limites de velocidade.
Bem, mas no Algarve mesmo, apesar do tempo estar bom e já convidar à lá plage, há sempre um outro lado que, nesta altura do ano, se torna tão agradável como o mar: laranjais em flor. Ainda não cortaram as laranjeiras todas do Algarve para fazer prédios, por isso, ainda se vêem extensões de laranjeiras baixinhas, que fazem com que Algarve, agora, não cheire a bronzeador e a peixinho grelhado, mas antes tenha por todo o lado um perfume adocicado a flor de laranjeira. Fantástico. É um outro lado do Algarve a que poucos ligam, e quanto a mim, tão bonito como as praias.

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu também já fui ao algarve na páscoa e não me lembro de nada disso...
tmabém era pequeno...tenho é de lá voltar!

Sofia Melo disse...

Pois, eu vivi cá no Algarve uns tempos quando era miúda, e só me lembrava das laranjas (e da praia, claro), nuncas das àrvores em flor. Mais tarde é que me deu pra reparar nisso.

S Guadalupe disse...

E já agora, reparaste também no mar de serra ardida? Tanto no Alentejo como no Algarve!

Sofia Melo disse...

Reparei, claro que reparei. Mas o ano passado, no fim do verão estava bem pior de aspecto (metia medo, dava raiva, fazia mesmo chorar de tristeza). Este ano, e especialmente depois destas recentes chuvadas, que enterraram muita cinza, dá ideia que o verde desponta com muito mais vigor!

Sofia Melo disse...

Pelo menos, espero que não voltem a queimar tudo este ano... sacanas!

Casemiro dos Plásticos disse...

que giro!

Raquel disse...

Pois, Algarve só no Verão mesmo. E nessa altura torna-se bastante complicado de ver sequer o mar, tal o montante de pessoas que por lá andam.