quarta-feira, abril 5

Itinerário da repressão

“Um itinerário da repressão” que é, também, “uma viagem à persistência da memória”.
Pedro Medeiros inaugura hoje, aqui em Coimbra, às 17h30, a exposição (fotográfica) “Voz do Silêncio - Prisões Políticas Portuguesas”. Local: antigas prisões académicas, no edifício da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra. Este projecto, que conta com a especial colaboração do Centro de Documentação 25 de Abril e da Universidade de Coimbra, começou em 1999, numa viagem de trabalho que o fotógrafo realizou a Cabo Verde, Ilha de Santiago, tendo-se deslocado ao Campo de Concentração do Tarrafal, sobejamente conhecido por “Campo da Morte Lenta". O projecto foi depois desenvolvido por Pedro Medeiros num processo de investigação pessoal, que resultou na missão fotográfica levada a cabo aos espaços da Prisão Forte de Peniche, Cadeia do Aljube, Prisão Forte de Caxias e às sedes da PVDE – PIDE/DGS de Lisboa, Coimbra e Porto. Para o fotógrafo, este é também “um projecto dedicado a todos os que sofreram a brutal e injusta privação da liberdade, aos que sobreviveram e à memória dos que faleceram no cárcere”.
Quem já andou pelos Encontros de Fotografia, já conhece esta local da exposição. Adequadíssimo ao tema que inaugura hoje, é um local onde a fotografia ganha vida. Lembro-me, numa das exposições que visitei lá, de me ter sentado no meio de uma das salas onde estavam expostas a fotos. No meio do silêncio sepulcral que é característico dali (afinal, são umas catacumbas...), as pessoas e os locais das fotos comunicavam vivamente.
Para quem gosta do tema e para quem gosta de fotografia, a visitar: a exposição estará patente ao público até 15 de Maio próximo, todos os dias, num horário das 09H30 às 12H30 e das 14H00 às 19H00.
Fonte: As Beiras Online

Sem comentários: